terça-feira, 4 de outubro de 2016

Projeto de Automação Aquário com Arduino.

Esse foi legal... deu um trabalho gigante principalmente porque eu não sabia absolutamente nada sobre programação...
Mas aprendi que tem muita gente boa compartilhando muita informação, então por isso resolvi compartilhar o que aprendi e meu código também que pode ajudar alguém...

Não vou enrolar muito, se você não sabe absolutamente nada sobre arduino, existe muito conteúdo na internet, PESQUISE, SE MEXA, CORRA ATRAS... Vale a pena!!!
se não sabe inglês, aprenda ou use um tradutor como o googletranslate
a maioria dos comando são em inglês e se você compreender o minimo, facilita.

mas vou deixar uns links de canais q eu gostei muito.
Esse é o site onde você vai baixar o programa e conhecer sua placa:

https://www.arduino.cc/

brincando com ideias - youtube (esse canal é ótimo para aprender)

RoboCoreBrasil - Youtube (esse também é genial)

Onde comprar as coisas:

As coisas de arduino você acha muito fácil no mercado livre e muitos vendedores enviam varios componeres em um frete só, basta perguntar.

Eu particularmente gostei desses:
http://www.arduinoshop.com.br

componentes diversos:
http://tiggercomp.com.br/

Agora essa loja não tenho medo de fazer propaganda "Mamute Eletrônica".
os caras são muito pacientes e gostam muito do que fazem e com certeza terão prazem em ajudar qualquer iniciante. A loja física fica na Santa Efigênia centro de SP.
Mas da pra encontrar tudo pelo site:
http://www.mamuteeletronica.com.br/


Me inspirei nesse projeto, se puder dar uma olhada merece, muito bom!!!
http://www.automacaolivre.com.br/2015/03/aquadroid-20-automacao-de-aquarios-com.html

Vamos ao projeto em si...

CÓDIGO E CIRCUITO IMPRESSO PARA IMPRIMIR AQUI: https://github.com/tlbenedetti/Automacao-Aquario-Arduino
Deixo também um código extra com o LCD com interface I2C.

Também deixo um link para quem tiver impressora 3D ou conseguir imprimir em 3d o Alimentador que estou usando, muito bom: https://www.thingiverse.com/thing:2227877


No meu caso eu queria apenas acender e apagar 1 led e ligar, desligar 2 tomadas (vou implementar dimmerizando elas depois), mostrar temperatura e alimentar automático.
se quiser pode aumentar a quantidade de saidas e pra economizar saidas do lcd, você pode usar um adaptador para o LCD chamado I2C. (muda a programação).

Materiais.

- fonte 12v 2,5 amperes (vai variar de acordo com o que você quiser, se for mais leds ou mais relês pode puxar corrente);

- arduino nano v3 (pode usar outros, mas fiz o circuito impresso para o nano v3);
- LCD 16x2
- modulo rtc DS1307 tiny
- 3 botões tateis (push buttons)
- 1 termometro digital ds18b20
- 4 resistores 2.2k para botões
- 2 reguladores de voltagem 7805 (5v)
- 1 regulador de voltagem 7809 (9v) para alimentar o arduino
- 2 tip120 ou 122
- 2 resistores 1k
- 1 resistor 4.7k para termometro
- 1 capacitor 50v 10uf para o servo
- conectores se quiser

esquema simplificado

esquema da placa em si.






essa era uma versão da placa, mas mudei algumas coisas.

essa é a versão fical mudei a posição de alguns componentes com tip120.




esse parafuso plastico se chama bigudin, encontrei em loja de cabeleireiro, serve para fazer cachos rsrs e alimentador automático rsrsrs...






Esse é um codigo para medir o valor dos botões, como usa 1 pino só, se mudar a quantidade de botões ou valor dos resistores tem que testar com esse codigo...



#include <LiquidCrystal.h>
//Inicializando LCD
LiquidCrystal lcd(12, 11, 8, 9, 10, 7);
int a=0;

void setup()
{
  lcd.begin(16, 2);
  pinMode(A6, INPUT_PULLUP);
}

void loop()
{
  a = analogRead(6);
  lcd.clear();
  lcd.setCursor(0,0);
  lcd.print("  analogRead() ");
  lcd.setCursor(1,1);
  lcd.print("  value is :");
  lcd.print(a);
  delay(250);
}






11 comentários:

  1. Thiago, muito legal a ideia do alimentador automático, onde você encontrou as outras peças para monta-lo?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, parabéns pelo trabalho. Estas sas coisas que o ladrão nunca conseguira roubar; o conhecimento e a experiência. Posta mais aí que a gente gosta!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Thiago, muito bom o seu projeto gostaria de montar um.
    Em seu esquema não consegui indentificar o sensor de temperatura e qual pino do arduíno ele é conectado.
    Antes de comprar os componentes estou fazendo a simulação no Protheus e o LCD está funcionando bem só acusa o erro do sensor (claro não esta instalado ) não querendo abusar de sua bondade daria para você enviar-me outro esquema de ligação ?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom hein..

    Poderia mostrar como montou o alimentador automatico?

    ResponderExcluir
  5. Parabens
    Gostaria de fazer um pra colocar na minha casa gostaria de maos detalhes ppreria me enciar por email claudinhocruz@gmail.com

    Grato

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,seu projeto é massa.estou com uma dificuldade de fazer o meu,vc poderia me ajudar,com mais detalhes?

    ResponderExcluir
  7. Excelente trabalho, ficou muito bom. Parabens!

    ResponderExcluir
  8. obrigada amigo, procurava isso já tem um bom tempo.
    trabalho show

    ResponderExcluir
  9. Se alguém quiser e puder disponibilizar no GITHUB eu ficaria agradecido, não consegui colocar la...

    ResponderExcluir
  10. Fantastico o seu projeto. Parabéns mesmo. Eu tb me aventurei a fazer um controlador como o seu...

    No caso estou com um problema de interferência do relé no display. V eve algo semelhante? Documentei a questão no vídeo abaixo:

    https://youtu.be/8RszBkeuUlk

    ResponderExcluir